posts recentes
arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


tags

todas as tags

Quarta-feira, 3 de Março de 2010
Primeiro contacto com o Mediaroom Simulator!

O presente post tem como objectivo principal, comunicar as primeiras impressões e desenvolvimento relativamente ao simulador do Microsoft Mediaroom, actual middleware nas set-top box’s do MEO, disponibilizado pelos orientadores.

Para compreender melhor o funcionamento destes dispositivos, importa destacar a função do middleware, que é a camada de software responsável pelo controlo das principais funcionalidades do sistema (grelhas de programação, menu de opções, etc.), conferindo interactividade ao sistema. Estabelece, assim, a comunicação entre o hardware e sistema operacional da set-top box às aplicações, sendo também responsável por fornecer as API’s (Application Programming Interface).

Desta forma, com o simulador, é-nos possível trabalhar de uma forma próxima do contexto real, tal como se estivesse a ser utilizado um televisor.

 

Após termos recebido o Microsoft Mediaroom Simulator, o primeiro contacto foi positivo. Uma vez que se estava à espera de algo extremamente difícil de atingir numa primeira abordagem, tal não se verificou e, após algum tempo, começou a perceber-se a dinâmica de funcionamento do simulador. Os starter guides e os restantes ficheiros de documentação foram uma boa ajuda.

Para isso, fizeram-se algumas experiências de implementação de páginas com elementos básicos de interacção, nomeadamente um conjunto de botões, nos quais fomos experimentando funções diferentes (mudanças de página, linkagem a fotos, navegação, etc.), o que resultou, ao fim ao cabo, na nossa primeira interface. Embora consista em algo completamente distante daquilo que será a aplicação final, não deixa de ser uma experiência importante nesta fase do trabalho.

 

 

 Logo

 

» screen da interface

 

 

» screen da interface aplicado no simulador.

 

Até já! 


tags: , , , ,

publicado por renato-costa às 00:17