posts recentes
arquivos

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


tags

todas as tags

Quinta-feira, 18 de Março de 2010
Reunião com os orientadores 17 Março

Reunião com os orientadores do projecto YMT de 17 de Março de 2010

 

No início desta quarta reunião levantou-se a problemática da alteração da denominação da funcionalidade moods para a denominação Ambiances. Esta alteração foi proposta na reunião anterior com o objectivo de simplificar e baixar drasticamente a subjectividade que está envolvida num conteúdo tão específico como um estado de espírito. Sendo o tema ambience de carácter mais geral é-nos mais fácil abranger uma maior faixa de público, sem necessidade de recorrer a estudos relacionados com a psicologia. Assim, este tempo pode ser aproveitado na execução de tarefas prioritárias (desenvolvimento da aplicação e resolução de problemas técnicos). A questão dos moods, pode assim ser vista como um possível desenvolvimento futuro.


Discutiram-se também as prioridades para a concepção da aplicação e ficou acordado que o mecanismo de login poderia passar para um plano secundário ao desenvolvimento da aplicação. Sendo assim, vamos trabalhar com um utilizador geral, (ex: Família Durães) já registado e, posteriormente a esse login geral, teremos as contas pertencentes aos elementos da família.

Outro tema de enfoque foi o número de cliques desejado para navegar entre todos os níveis da nossa aplicação. Discutiu-se que a solução poderia passar por utilizar o código cromático do telecomando (azul, vermelho, amarelo e verde) em que, cada um destes botões, representa uma área de acção na aplicação, reduzindo para quatro o número de áreas de interacção (menu principal).

Resumindo, um clique vai ser suficiente para aceder à área do menu principal que se pretende, e um clique bastará para transitar de uma para outra independentemente do nível em que nos encontramos dentro da aplicação. Ainda dentro das funcionalidades e possibilidades do telecomando concordámos que as teclas de atalho Play e Stop seriam uma opção bastante viável para o controle da área de pré-visualização onde são carregados os conteúdos.

Posto isto, o grupo apresentou uma pequena proposta de uma possível interface de baixa fidelidade e essa proposta inicial era composta por 6 áreas: - Ambiances - SUB-Ambiances - PERSONALIZAÇÃO (OPÇÃO DE SOM, VIDEO, IMAGEM) - GALERIA DE Ambiances (LISTAGEM DE TODOS OS Ambiances) - A MINHA GALERIA e PRÉ-VISUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS No final da reunião, e devido ao constrangimento das possibilidades de navegação e de adequar a funcionalidade das teclas cromáticas do telecomando, o número de áreas ficou simplificado em quatro:

1.Ambiances (pré-definidos)

2.SUB-Ambiances (pré-definidos/variantes dos Ambiances))

3.A MINHA GALERIA (podemos personalizar um possível ambience, seleccionando e adicionando vídeos que gosto, e fazendo a visualização do conjunto))

4.PRÉ-VISUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS (janela de pré-visualização dos vídeos, fotos e músicas carregados)

Um outro ponto de debate foi o da dúvida subsistente quanto à escolha da resolução adequada para trabalhar. Ficou decidido que teríamos que fazer essa escolha com base na experimentação (na BOX). No que respeita ainda à BOX, os orientadores chamaram-nos a atenção sobre o facto de não nos termos referido às características dos vários modelos de boxes no nosso estudo de viabilidade técnica. Quanto ao design da interface não há muito a acrescentar visto que não nos encontramos nessa fase mas foi-nos aconselhada alguma bibliografia específica na área de design de interfaces para TV.

Levantou-se tambem a questão de como fazer o download dos conteudos, se directamente para a box ou fazer um preload. Chegou-se a conclusão que, devido às limitações do hadware que temos disponivel, iremos precisar de criar os conteudos a nivel de server-side, e posteriormente fazer o streaming dos mesmos para a box. Duma maneiria geral, o utilizador faz o pedido de um Ambiance ao servidor, o servidor cria uma playlist de conteudos, encapsulando os mesmos num formato de video wmv, procedendo depois ao seu streaming para a box.

Para finalizar, foram definidos objectivos a atingir e que devem ser apresentados na próxima reunião, passando eles por pequenas experiências ao nível da interacção e navegação dentro da aplicação no nosso simulador. Bom trabalho.


tags: , ,

publicado por ricardodcarvalho às 17:41